top of page

O Consumismo e a Influência dos Meios Digitais

Atualizado: 3 de jan. de 2021

Como foi referido no post publicado anteriormente, existem várias estratégias presentes no Mundo Digital de forma a que nos tornemos impulsivos e compre-mos sem parar coisas que nunca vamos usar. Por vezes, abrimos o nosso computador com o intuito de ouvir uma música numa plataforma online, ou até na rádio. Quando damos por nós, aparece no bordo da página da internet um anúncio de uma mega promoção num par de sapatilhas ou num inovador smartphone. De imediato somos cativados por aquela estrondosa oportunidade e, quando damos por nós, estamos a abrir a encomenda no conforto da nossa casa e a experimentar o tão esperado item. Quando tudo se encaixa e as sapatilhas "assentam como uma luva" somos invadidos por uma sensação de prazer descomunal. Assim, está iniciada a espiral descendente que nos pode levar à falência. Este será um dos caminhos, mas será que somos fortes e resilientes o suficiente para resistir ao impulso de comprar?


Pois, tudo estaria resolvido se simplesmente desviássemos o olhar daqueles pop-ups que aparecem nos bordos das páginas com os mais diversos produtos, mas para teres noção da dimensão que os meios digitais apresentam na nossa capacidade de controlo, por vezes, quando estamos a resistir ao máximo para não clicar sobre aquela caixa de publicidade, a nossa música, que era o motivo de termos ido à Internet primeiramente, é interrompida para ser reproduzido um anúncio de um novo champô para caracóis! Quando nos deparamos já fomos ao supermercado e já comprámos o tal novo champô, mas ironicamente nós nem sequer temos caracóis, temos um cabelo super liso, logo nunca vamos dar a utilidade certa àquele novo champô que tanto nos cativou a atenção. Este, além de outros, é um dos objetivos da publicidade. Além de tentar ajudar as pessoas a encontrar os produtos certos para si, esta também tem o objetivo de aumentar as vendas independentemente de tudo, concedendo grande lucro às grandes empresas e, ao mesmo tempo, concedendo grandes prejuízos a quem não tem a capacidade de pagar tudo aquilo que compra impulsivamente.


Existem tantas coisas que poderiam ser ditas acerca da relação estreita existente entre o Consumismo e os Meios Digitais, mas vamos a uma de cada vez. Se és um utilizador das redes sociais, lembra-te de quando estás a ver as "stories" e, logo a seguir à "storie" que o teu amigo postou à algumas horas, aparece-te o anúncio ao novo robô de cozinha que simplesmente coze os alimentos, mas com tanto alarido montado pelo anúncio, até ficas a pensar que este também lava e arruma a louça do almoço e, mais uma vez, dás por ti a pagar com o teu cartão de crédito aquele maravilhoso robô de cozinha que não faz nem um terço das coisas que tu achavas que ele faria. Assim, já podes concluir que nem tudo o que aparece na publicidade é um mar de rosas, pois por detrás daquelas belíssimas cores que te cativaram o olhar, pode estar uma teia de enganos que te mirou e te transformou numa vítima.


Todos estes exemplos encaminham-nos para as chamadas "Ofertas Milagrosas". Ficamos tão tristes quando vemos o casaco dos nossos sonhos a um preço estapafúrdio que nós nem em sonhos poderemos pagar, mas toda esta tristeza desaparece quando vemos um casaco quase igual ou mesmo igual a um preço significativamente mais baixo. O que achas que provavelmente vamos fazer a seguir? Vamos a correr a encomendar esse casaco mais barato e esperamos ansiosamente que a nossa encomenda chegue à porta do nosso lar. O tão esperado momento chega e nós, completamente iludidos, corremos a abrir a caixa. Sendo de esperar o nosso bonito casaco no interior, infelizmente, teremos de nos contentar com uma camisola feia que nem sequer é o nosso tamanho.


Assim é o Mundo do Consumismo Online. Tem um lado positivo e um lado negativo e nós teremos de redobrar a nossa atenção para não cair nestes enganos. Para saberes mais sobre as partidas que a Internet nos pode pregar, continua connosco e vem prevenir-te.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page